Serviços

SECRETARIA

Na área de secretaria, você pode ter mais informações sobre questões administrativas da vida acadêmica. Escolha abaixo as informações de que necessita:

A matrícula na Faculdade Itapuranga – FAI é realizada de forma totalmente digital, dispensando autenticação em cartório. O candidato deve enviar cópias digitalizadas e legíveis da certidão de nascimento ou casamento, CPF do aluno e do responsável (se menor de 18 anos), RG, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio — ou declaração de matrícula para concluintes —, comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes e certificado de reservista, quando aplicável.

Para alunos que concluíram o ensino médio no exterior, é necessária a apresentação do histórico traduzido por tradutor juramentado e do certificado de equivalência de estudos.

Importante: candidatos menores de 18 anos deverão realizar a matrícula acompanhados do responsável legal.

Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do curso de graduação;
  •  Xerox do RG;
  •  Xerox do CPF;
  •  Cópia do comprovante de residência;
  •  2 fotos 3x4.
Obs.: Deverão ser apresentados os documentos originais, para conferência.

Candidatos que não preenchem os pré-requisitos indicados

Informações gerais

  • Os cursos de especialização - pós graduação lato sensu são adequados à Resolução 1, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação, que regulamenta esses cursos.
  • Os cursos têm carga mínima de 360 horas, com freqüência obrigatória a 75% das aulas e média mínima de aprovação de 7.0(sete) em todas as disciplinas ou módulos, obtida através de provas escritas ou práticas.
  • No último semestre do curso deverá ser elaborado, individualmente e sob a orientação dos professores, um trabalho prático, que consistirá  um artigo e aprovação (nota mínima 7,0) obrigatórias para a obtenção do Certificado de Aprovação.

No limite das vagas existentes e mediante processo seletivo, a Faculdade aceitará transferências de alunos provenientes de cursos idênticos ou afins, ministrados por estabelecimento de ensino superior nacional ou estrangeiro, na época prevista no calendário acadêmico. O requerimento de matrícula por transferência é instruído com a documentação constante do artigo 74, além do histórico escolar do curso de origem, programas e carga horária das disciplinas e/ou unidades curriculares nele cursadas com aprovação, e declaração de vínculo expedida pela Instituição de origem devidamente autenticada. O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, aproveitados os estudos realizados com aprovação no curso de origem. Não será concedida transferência a aluno que se encontre respondendo a inquérito administrativo ou cumprindo penalidade disciplinar. Documentação: Originais ou cópias autenticadas dos documentos abaixo: Histórico Escolar (com carga horária e critério de avaliação) Situação de regularização do ENADE Conteúdo Programático Atestado de idoneidade moral Atestado de vínculo Taxa: R$ 35,00

Calendário Acadêmico 2025/2 (download)

  •  Prouni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O ProUni oferece bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, per capta, de até um salário mínimo e meio, e bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, per-capta, de até três salários mínimos.

A renda familiar per-capta é calculada somando–se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo–se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%. Entende–se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), filho (a), enteado (a), irmão (ã), avô (ó).

O candidato à bolsa do ProUni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré–selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.

Só poderá se candidatar ao processo seletivo do Pro uni, o estudante que tiver participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame, além de ter que satisfazer uma das condições abaixo:

  1.  Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
  2.  Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
  3.  Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
  4.  Ser pessoa com deficiência, ou
  5. Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni, nos períodos e prazos estipulados pelo Ministério da Educação, divulgado através de todos os meios de comunicação.

  • OVG

Programa Bolsa universitária 

  • FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Fies - Ministério da Educação